O que é troca de sexo? O que há de errado aí?

Ensaio fotográfico

Ensaio fotográfico “Are You Are” por Lindsay Morris

Seres humanos não trocam de sexo. Isso é possível em algumas espécies de animais como do peixe-palhaço, lagarto dragão-barbudo e alguns anfíbios.

E por que humanos não trocam de sexo? Porque “sexo” possui praticamente quatro fatores determinantes: cromossomos, gônadas (ovários e/ou testículos), hormônios e os caracteres sexuais primários e secundários. Obviamente que nem todos esses fatores biológicos não podem ser mudados. Todavia, os hormônios podem ser facilmente trocados com uma terapia hormonal, as gônadas podem ser removidas mas não substituídas, os caracteres sexuais podem, até certo ponto, serem alterados com cirurgias e as não existentes podem ter seu crescimento induzido por hormônios. Já nossos cromossomos não podem ser mudados.

Eu chamo esses quatro fatores como “sexo biológico”. E nosso sexo biológico não vão definir se somos homens ou mulheres, já que somos apenas corpos. E nossas genitais também não tem o mesmo significado de sexo, até porque existem pessoas com genitais ambíguas, no caso os interssexuais. (Lembrando que hermafrodita é um termo pejorativo).

Se nossas genitais não tem nada a ver com a palavra sexo, já que sexo tem um conceito mais amplo baseado em mais ou menos quatro fatores biológicos, então quando fazemos uma cirurgia na mudança ou transformação de nossas genitais não devemos falar mudança de sexo ou troca de sexo. Pessoas transgêneras fazem cirurgias de transgenitalização, trocam, mudam ou transformam suas genitais.

Ao longo do texto pude mostrar que seres humanos não trocam de sexo pois é impossível mudarmos certas características biológicas que se enquadram dentro do nosso sexo biológico. E sexo não é a mesma coisa que genital. Enquanto ao gênero esse ainda é uma questão superdebatida em diversos campos das ciências, da qual sai do campo das chamadas Ciências Biológicas e invade as ciências sociais.

É na Filosofia que gênero, corpo e sexualidade é questionado. Judith Butler funda a Teoria Queer com a máxima de que gênero é uma construção social. Sexo e gênero pra mim possuem o mesmo significado em alguns aspectos, por exemplo quando perguntam meu sexo, e eu digo que é feminino, pois feminino é gênero e possui a mesma significação de sexo.

Aparentemente os seres humanos são os únicos que trabalham em torno do gênero. A sociedade cria gênero. Ou seja, até aqui nosso sexo biológico é diferente de nosso gênero, já que gênero possui características psicossociais. Talvez até pode ser que nosso gênero tenha uma influência dos hormônios, genes e cromossomos e outras características biológicas, mas só se completa quando nos damos conta de um mundo existente e na nossa construção a partir do meio que nos interfere. Pode-se dizer então que gênero é uma construção biopsicossocial. Com estudos filosóficos e epigenéticos, percebemos que o ser humano ainda é peculiar em relação ao gênero, sexualidade, performance e sociedade.

Are You Are por Lindsay Morris Are You Are por Lindsay Morris Are You Are por Lindsay Morris Are You Are por Lindsay Morris you_are_you_lindsay_morris_08 Are You Are por Lindsay Morris

Fotos por Lindsay Morris (http://www.lindsaycmorris.com/you-are-you)

Anúncios

Um comentário sobre “O que é troca de sexo? O que há de errado aí?

  1. Oi Diana, vi seu texto no facebook e vim aqui comentar. O que você fala sobre sexo é muito importante, porque eu vejo o determinismo biológico usado de forma muito limitada e até mesmo ofensiva para pessoas trans e intersexo. Eu acredito também que isso se dá muito por causa da linguística, quando definimos macho x fêmea. O problema aí reside no binarismo cissexista e na generificação dos corpos. Essas categorias estão absolutamente enraizadas da ciência, até o senso comum. É impressionante. É impossível dizer que não há diferenças entre corpos-sexuados, mas deve-se entender que nem sempre há semelhanças entre corpos até do mesmo sexo. Cada corpo é um corpo. Será que todo “macho” é igual porque é “macho”? Acho isso muito raso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s